segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Quel tal ajudar a natureza fazendo economia?

Que tal darmos mais uma ajudinha para a natureza?
Utilizando produtos de limpeza naturais para substituir os produtos convencionais que agridem e poluem o meio ambiente, você estaria  a natureza, a sua saúde e de sua família e além disso.....faria uma enorme economia, já que a maioria dos produtos naturais são baratinhos e fáceis de encontrar.
Então vamos as dicas?!

Vinagre:

Foto: Annabelle Breakey

 O vinagre é excelente para dissolver sujeira, gordura, resíduos de limpeza, além de absorver o mal cheio.
O Vinagre pode ser usado puro ou diluído. Para prepara um excelente desengordurante, misture em um borrifador uma parte de vinagre e outra parte de água. Pode ser usado na limpeza do fogão, na limpeza dos banheiros (pia e vaso sanitário), etc.
Algumas gotinhas de vinagre no detergente de louça, facilta a limpeza na hora de lavar a louça.
Vinagre funciona também como excelente tira-manchas e amaciante de roupas. Pessoas alérgicas ou sensíveis podem usar vinagre no lugar do amaciante, basta colocar 250 ml de vinagre no recipiente do amaciante na máquina.
Na hora do churrasco ou da fritura, para a casa não ficar "defumada", basta encharcar uma esponja com vinagre e deixar do lado da churrasqueira ou fogão. Você ja teve a felicidade de queimar pipoca no microondas? Da próxima vez, experimente o vinagre na limpeza do microodas e do cômodo!
Para limpar a casa, dispense o multiuso e use em um balde, 4 litros de água morna e meio copo de vinagre. Resultado garantido e ecologicamente correto!
 
Limão:
Foto: Lauren Burke

Versátil e multiuso na cozinha, o limão transita em bebidas, pratos quentes e sobremesas. E ainda pode ajudar nas tarefas domésticas, como conta a química Conceição Trucom, autora do livro "O Poder de Cura do Limão" (ed. Alaúde).
"Um dos usos mais comuns dessa fruta é para eliminar odores ruins nas mãos, pois o óleo presente na casca neutraliza o mau cheiro", conta. Após usá-lo, deve-se lavar bem as mãos, para evitar manchas provocadas pela exposição ao sol.
Para manter as peças metálicas do fogão brilhantes, a especialista indica o suco de limão, que pode ser misturado com açúcar ou sal para que, como uma pasta abrasiva, remova manchas e restos de comida mais facilmente.
Esse cítrico também serve para clarear roupas brancas: o suco deve ser espremido diretamente na mancha ou acrescido à água da lavagem.
Trucom ainda o indica para higienizar verduras (na proporção de um litro de água para o suco de um limão) e utensílios de madeira, como colheres e tábuas. Depois de lavar a peça com sabão, pode-se passar suco de limão sobre ela e deixar agir por dez minutos. "O limão é naturalmente bactericida." Por isso, pode ser usado na limpeza do filtro de barro. "Basta passar a casca em volta para evitar que fungos se proliferem."

Bicarbonato de sódio:

Foto: Russell Sadur 

O Bicarbonato de Sódio é um reforçador do sabão natural. Muitas manchas podem ser removidas com bicarbonato de sódio, inclusive de desodorante. Bicarbonato de sódio também tira o cheiro ruim das geladeiras e armários. E é excelente para tirar manchas de mofo, tanto de paredes quanto de roupas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário