segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Que tal um gesto de carinho nesse Natal?!


O post de hoje está longo, mas acho que vale a pena ler tudinho ;)

Como vocês sabem, eu moro em sítio. E na região onde moro, infelizmente, a população é muuuito carente (de tudo, saúde, educação, transporte).
Para vocês terem idéia, a grande maioria dos adultos é de analfabetos (e me arrisco a dizer que esse número fica em torno dos 70%).

Faz um tempinho, abriram uma Biblioteca Comunitária no bairro, mas como saio cedo para trabalhar e volto tarde, quando eu passo ela está sempre fechada.

Sábado passado, eu saí mais tarde para trabalhar e quando passei, a biblioteca estava abrindo...ainda estava meia porta. E para minha surpresa, tinha uma fila de crianças esperando abrir para entrar.

Vocês não fazem idéia de como aquela cena me comoveu. Num lugar extremamente pobre, onde a maioria não sabe ler, ver tantas crianças ansiosas para pegar um livro e conhecer um mundo muito diferente do que elas estão habituadas, e que na maioria das vezes elas só chegarão a conhecer através dos livros.
A biblioteca está muito organizadinha, com estantes feitas de caixotes de madeira pintadas...mas com poucos livros...quase nada.
Eu vou ver se consigo fotografar a biblioteca para mostrar a vocês.

Por que eu estou contando isso tudo?!

Porque quando eu vi aquela cena eu fiquei com muita vontade de ajudar de alguma forma....de não deixar aquele entusiasmo das crianças morrer. De dar uma chance àquelas crianças de ter ao alcance delas um pouco mais de conhecimento. Conhecimento além do que as escolas da região proporcionam ( que é pouquíssimo!).

Então, eu, o Guigo e meu marido, resolvemos fazer uma campanha de arrecadação de livros.
De qualquer tipo, mas principalmente infantis; e tentar levar esses livros antes do Natal para doar a Biblioteca.  E quem sabe fazer o Natal de muitas crianças um pouco mais encantado?!

Bom, quem quiser colaborar, pode enviar suas contribuições para o meu endereço e podem ficar tranquilos que suas contribuições chegarão ao destino, é só me mandar um email ou deixar um comentário nesse post que eu passo o endereço.
Quem mora por perto e quiser entregar pessoalmente, sem problemas! A porteira do sítio estará sempre aberta para vocês ;)

Que tal? Vamos fazer o Natal de muitas crianças mais feliz?!



3 comentários:

  1. Eu não tenho muitos livros infantis (tenho aqueles que o Itaú estava distribuindo sabe?) mas se ajudar, eu envio com prazer. :) Me manda teu endereço, Lora! Ou melhor! Preenche meu Caderno de Endereço Online (não se preocupe que só eu posso vê-lo) e daí já tenho teus dados por lá. :)

    http://tinyurl.com/CadernoEnderecos

    Smacks!

    ResponderExcluir
  2. Linda iniciativa Lora!!! Lá no Rio tem algum lugar para eu deixar??? Senão vou ver o que posso arrecadar, me passa teu endereço por comentário (mas aí eu não aceito, só copio sabe???) Beijãooooo

    ResponderExcluir
  3. Lora, sou de Curitiba e estou descobrindo teu blog hoje, partindo lá da Happy Batatinha. Muito legal. Esse post, em particular, me encantou porque tenho uma iniciativa com livros e crianças em uma comunidade muito carente aqui em Curitiba. Começamos a Freguesia do Livro no início desse ano e tem tido seus momentos de alegria e desânimo. Mas sempre vale a pena continuar. Com a ideia de arrecadar livros que divulguei sempre no blog, acabei me tornando uma coletora de literaturas abandonadas. No momento, meu porta-mala parece um .... Nem sei, tem livros sem-fim. Nada infanto-juvenil, portanto livros que serão encaminhados para os outros lugares que acabei conhecendo no percurso. Me diga que tipo especificamente está pensando que te encaminho alguns. Adoraria ajudar uma biblioteca mais longe, como a tua. Já colaboramos com uma Biblioteca Comunitária no litoral do Paraná, escondidinha na Serra do Mar, que você pode conhecer aqui.
    http://bibliotecadositio.blogspot.com/
    E gostaria que você desse uma passeada no ArteAmiga para ver nossas tentativas no mundo dos livros.
    http://arteamiga.wordpress.com/2011/02/21/freguesia-do-livro-livros-em-movimento/
    *esse comentário quase virou um post...

    ResponderExcluir